Vacinas chegam hoje a Portugal

Devem chegar hoje a Portugal as primeiras 49 mil doses de vacinas contra a gripe A. O Estado é responsável por ir buscar a vacina às fábricas produtoras da GlaxoSmithKline (GSK), na Alemanha e na Bélgica, e transportar o produto até Portugal, revelou ao DN fonte da empresa britânica.

 

As vacinas serão então sujeitas a uma verificação técnica por especialistas indicados pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) e guardadas num armazém militar. Depois, serão distribuídas pelas várias Administrações Regionais de Saúde (ARS) e entidades que vão administrar a primeira dose aos utentes. A região do Algarve, por exemplo, vai receber cerca de duas mil vacinas nesta fase, revelou o presidente daquela ARS, Rui Lourenço, ao Observatório do Algarve, confirmando que as primeiras vacinas chegam hoje ao País. O Ministério da Saúde, por seu lado, diz que as vacinas chegam esta semana, mas não confirma a data exacta.

 

A vacinação começa na próxima segunda-feira, para profissionais de saúde e grávidas com doenças graves. Cada pessoa recebe uma dose da vacina (com o antigénio e o adjuvante), que será preparada no momento pelo técnico de saúde. A segunda dose é administrada pelo menos três semanas depois da primeira.

 

O Ministério da Saúde não vai convocar ninguém para receber a vacina, por isso os portugueses que pertencem aos grupos de risco devem telefonar para a Linha Saúde 24 ou perguntar ao médico assistente se têm indicação para ser imunizados e quando. As novas vacinas serão administradas apenas em unidades do Serviço Nacional de Saúde.

 

In DN

publicado por AEDA às 09:57 link do post | favorito