Turismo: Proveitos totais caíram 13,2% no primeiro semestre

 

Os proveitos totais do sector do turismo caíram 13,2 por cento no primeiro semestre deste ano para 761,1 milhões de euros, face a igual período do ano passado, referem estatísticas publicadas na página do Turismo de Portugal na Internet.

O número de hóspedes caiu 6,2 por cento para 5,8 milhões e o número de dormidas registou uma quebra de 8,8 por cento para 16 milhões.

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, já tinha afirmado, em Julho, que Portugal tinha perdido nos primeiros cinco meses do ano 309 milhões de euros de receitas no sector do turismo.

O governante espera, contudo, que com a época de Verão e os últimos três meses do ano, a quebra global fique abaixo dos 10 por cento, o que implicará uma quebra de receitas global de cerca de 700 milhões de euros.

A Organização Mundial de Turismo (OMT) prevê que o sector do turismo mundial acabe o ano com quebras de actividade na ordem dos cinco por cento, uma melhoria face à quebra de oito por cento registada nos primeiros meses do ano.

 

In Diário Digital / Lusa
 

publicado por AEDA às 09:53 link do post | favorito