Sector emprega 50 mil jovens e está a crescer 8% ao ano

A moda dos call centers chegou a Portugal com uns 20 anos de atraso, face ao mercado norte-americano, mas veio para ficar. E os consultores de recursos humanos asseguram que é das áreas que tem registado as mais elevadas taxas de crescimento e emprego. Factura cerca de 1,2 mil milhões de euros por ano.

Se a liberalização da banca, nos primórdios da década de 90, ditou os primeiros passos do sector em Portugal, acompanhada por empresas como a PT, a liberalização mais recente do sector das telecomunicações veio dar o empurrão definitivo para garantir a este sector taxas de crescimento anuais da ordem dos 8%.

O sector emprega actualmente cerca de 50 mil pessoas, entre os centros de antendimentos formais e menos formais, disse ao DN o presidente da Associação Portuguesa de Contact Centers, formada em 2005. João Cardoso fala em nome de uma associação que representa cerca de 70% da capacidade instalada.

Confirmando que "a maioria dos trabalhadores deste sector opera em regime de trabalho temporário e pertencem a um segmento etário muito jovem ", João Cardoso, não trai a impressão generalizada ao revelar que mais de metade (entre 55% e 60%) dos call centers prestam serviço ao sector das telecomunicações. Seguem-se o sector financeiro, como a banca e as seguradoras, e as chamadas utilities, empresas de serviço de abastecimento de água, luz e gás.

O sector, que já gozava de boa saúde, está agora a beneficiar de um forte impulso, por via da adesão da administração pública ao conceito. O primeiro passo foi dado em Abril, com o arranque do primeiro call center do Ministério da Saúde, destinado a fazer o aconselhamento e encaminhamento dos doentes.

A operacionalização da Linha Saúde 24, foi adjudicada a uma empresa do Grupo Caixa Geral de Depósitos, LCS, Linha de Cuidados de Saúde, SA. Outros exemplos poderão estar a caminho em breve na esfera do Estado.| - C.A.

O QUE É UM 'CALL CENTER'

Os call centers são centros de atendimento de chamadas, destinados a servir os clientes das empresas. Próximo deste conceito, está o "contact center", serviço através dos qual as empresas contactam com os seus clientes ou potenciais clientes para fazerem o chamado marketing directo, como a publicitação de novos produtos, tarifas ou actividades.

Algumas empresas têm os seus próprios centros de atendimento e contacto, outras subcontratam a empresas prestadoras de serviço, especializadas nesta actividade. Há empresas cuja base de relação com o cliente é exclusivamente a linha telefónica.

 

in:Diário de Notícias/economia/9jul07

publicado por AEDA às 09:18 link do post | favorito