ANSIÃO - AEDA INICIA MAIS 2 ACÇÕES DO PROJECTO ALFA.COM ESTE MÊS -CONHEÇA ESTE PROJECTO E PARTICIPE!

 

Portugal tem como ambição, desde o início da sua história, o chegar sempre mais longe. Foi assim quando os nossos navegantes partiram para mares nunca antes explorados e que deixou Portugal conhecido como País dos descobrimentos. Foi a vontade do conhecimento que nos empurrou para muitas conquistas e que nos tornou num país poderoso.

No entanto, a nossa história recente (deste último século), levou-nos a uma perda da vantagem que tínhamos na área do conhecimento, com Portugal a atrasar-se na sua adaptação ao novo modelo de desenvolvimento social e económico que emergiu com a “Sociedade da Informação”. A introdução das novas tecnologias - como o audiovisual ou as comunicações - não chegou a toda a população de uma forma uniforme, com o nosso país a necessitar de um novo despertar que nos permita acompanhar os nossos parceiros da União Europeia e ter capacidade para lutar contra a concorrência de um mundo cada vez mais global.

As últimas acções do Governo na implementação da Sociedade da Informação e do Conhecimento visam exactamente colocar Portugal entre os países mais avançados nesta matéria. Desde o pagamento do imposto de selo automóvel, a entrega da declaração de IRS, o pedido da prestação social e pensão de reforma, ou a colocação de ofertas e pedidos de emprego pela Internet, até à candidatura ao ensino superior, marcações de consultas nos hospitais, o pedido de certidões ou de licença de exportação por via electrónica, tudo começa a fazer parte do nosso quotidiano. Ganha-se cada vez mais consciência da importância das tecnologias da informação e das comunicações nas nossas casas e locais de trabalho, que oferecem instrumentos úteis que facilitam a aprendizagem, a investigação, e o trabalho, mas que estão condicionadas pelo conhecimento e facilidade que as populações sintam para as utilizar.

Surge assim a Rede Nacional para a Info-Alfabetização e Info-Competência - a Rede Alfa.Com - um projecto de formação que tem como objectivo a criação de condições equitativas de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, com o consequente combate à info-exclusão.

A Rede Alfa.Com terá duas vertentes:

Info-Alfabetização  - destinada a pessoas sem qualquer tipo de conhecimentos de informática (info-excluídos), e que pretendem adquirir competências básicas em tecnologias de informação;

Info-Competência - destinada a pessoas com alguns conhecimentos de informática, que pretendem adquirir competências mais avançadas.

CONTINUAM ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ACÇÕES A REALIZAR EM HORÁRIO PÓS-LABORAL EM SETEMBRO!  CONTACTE-NOS!!!

236.678052 OU VIA EMAIL

publicado por AEDA às 11:29 link do post | favorito