Acção de sensibilização sobre acidentes de trabalho na construção

ISHST e IMOPPI:

Acção de sensibilização sobre acidentes de trabalho na construção abrange 50.000 empresas do sector

Cerca de 50.000 empresas do sector da construção vão receber durante os próximos dias o kit informativo “A segurança não é obra do acaso. Adopte medidas de prevenção”.

Este kit, composto por exemplares da brochura “Sector da Construção – contributos para uma implementação de boas práticas no estaleiro” e dos cartazes “Quedas em Altura”, “Esmagamentos”, “Soterramentos”, e “Electrocussão”, faz parte de uma acção de sensibilização promovida pelo Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST), em parceria com o Instituto dos Mercados de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário (IMOPPI).
O seu objectivo é alertar os empregadores e os trabalhadores da construção para o grave panorama de sinistralidade que subsiste no sector e, principalmente, para quatro das maiores causas de acidente de trabalho mortal, e informar sobre as principais directrizes do Decreto-lei n.º 273/2003 – Planeamento e organização da SST em estaleiros temporários ou móveis.
A construção é uma das maiores indústrias do nosso país. É também a que continua a registar os piores resultados em termos de segurança e saúde no trabalho e a maior prevalência de acidentes de trabalho mortais.
Todos os anos cerca de 80 trabalhadores da construção civil perdem a vida devido a acidentes laborais que poderiam ser evitados caso tivessem sido tomadas as devidas medidas de prevenção e de protecção.
Em 2006, de acordo com os dados disponibilizados pela Inspecção-Geral do Trabalho foram 71 os acidentes de trabalho mortais neste sector.
Para se ter uma ideia da gravidade dos números, basta referir que o segundo sector com mais acidentes de trabalho mortais nesse ano foi o da agricultura, com 12 acidentes.
--------------------------------
Press Kit em anexo. (Documento em PDF)
----------------------------------
Peças da acção de sensibilização para download:
§          Cartaz “Quedas em Altura”
§          Cartaz “Esmagamentos”
§          Cartaz “Soterramentos”
§          Cartaz “Electrocussão”
 
Sónia Silva
Gabinete de Comunicação e Imprensa

Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
Av. da República, 84, 4.º andar
1600-205 LISBOA
t: +351 21 7927005 | f: +351 21 7927084
url: www.ishst.pt
publicado por AEDA às 01:08 link do post | favorito