Habitação: custos de construção nova e de reparação abrandam
O índice de custos de construção de habitação nova e o dos preços de reparação regular da habitação no Continente registaram descidas em Setembro, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira.
Os custos de construção de habitação nova tiveram uma variação homóloga de 3,0%, 0,3 pontos percentuais (p.p.) inferior ao verificado em Agosto.
De acordo com o INE, comportamento foi determinado pelas desacelerações de 0,5 p.p. e de 0,1 p.p. da componente de materiais e da componente mão-de-obra, respectivamente. As variações homólogas em Setembro dessas componentes foram de 2,7% e de 3,2%, pela mesma ordem.
Já o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação no Continente apresentou uma variação homóloga de 3,4%, 0,2 p.p. inferior à variação do mês anterior.
Esta evolução é explicada pelo INE com a desaceleração de 0,1 p.p. na componente «serviços», situando-se a taxa de variação homóloga em 2,6%, enquanto a componente de produtos para a manutenção e reparação regular da habitação desacelerou 0,3 p.p., correspondendo a uma variação homóloga de 4,6%.
IN: DINHEIRO DIGITAL, 10.11.06