Radares a descoberto na Internet

Site fornece localização de radares e postos de controlo da GNR
 
A Internet pode ser uma boa ajuda para quem quer evitar as indesejadas multas por excesso de velocidade ou escapar ao teste do balão.

A localização dos radares de controlo de velocidade, móveis ou fixos; e locais onde estão instalados os postos de controlo de alcoolemia e de documentação da GNR, estão à distância de um simples clic na net, revela, esta segunda-feira, o Jornal de Notícias.

As mais de 420 localizações, são fornecidas de forma anónima pelos cerca de 64 mil visitantes do site, e estão acessíveis a qualquer pessoa no portal www.portalppc.com  , no tópico GPS, alojado no PDI's - Radadres e Controle.

Esta base de dados virtual fornece as coordenadas de localização dos radares e postos de controlo da GNR, que depois os condutores podem importar para o sistema de navegação GPS que têm instalado no automóvel.

Desta forma, quando vão na estrada, os automobilistas são alertados (por um sinal sonoro ou de voz) pelo sistema GPS para a aproximação dos radares ou para a localização de postos de controlo.

Para tal, basta, apenas, que o seu GPS esteja equipado com um dos cinco sistemas de navegação, já testados com sucesso.

O site é recente - foi criado em Dezembro - mas é já um caso de sucesso, tal como o pioneiro www.radares.com , entretanto desactivado, onde os condutores podiam igualmente saber onde encontrar os radares de controlo de velocidade ou as matrículas dos carros descaracterizados utilizados pela Brigada de Trânsito da GNR.

A divulgação de todos estes dados não parece incomodar a GNR, que garante não ter «nada contra» a existência e o conteúdo da página. O relações públicas daquela força policial diz mesmo que os avisos no GPS podem mesmo servir para «moderar algum tipo de excessos» dos automobilistas.

Posição semelhante tem a Associação de Cidadãos Automobilizados.

MAIS:

--------

in: Portugal Diário

2006/10/23 | 12:53

publicado por AEDA às 08:00 link do post | favorito