Subida no preço da electricidade
Governo impõe aumento de mais de 15% na factura da luz dos domésticos em 2007
Os consumidores domésticos pagarão mais pela electricidade a partir de Janeiro de 2007. A factura pode ser agravada em mais de 15 por cento. Esta penalização é atribuída sobretudo ao aumento do preço dos combustíveis e aos sobrecustos das energias renováveis. A noticia é avançada hoje pelo Diário Económico.
Em 2006, a electricidade ficou mais cara 2,3 por cento, em linha com o valor previsto para a inflação. Entretanto, segundo o Diário Económico, o Governo mudou as regras e, no próximo ano, as facturas da luz a pagar pelos portugueses vão disparar.
Os clientes domésticos vão suportar na íntegra o aumento dos preços dos combustíveis e os sobrecustos com as energias renováveis que são subsidiadas. Esta alteração acaba por beneficiar os clientes industriais que até agora suportavam a maior parte dos custos adicionais.
De acordo com Diário Económico, o aumento da electricidade para os domésticos deverá situar-se entre os 15 por cento e os 17 por cento. Por exemplo, uma factura mensal de 20 euros este ano passará a custar cerca de 23 euros, em 2007.
Até à próxima segunda-feira, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos terá que entregar ao Conselho Tarifário uma proposta de preços para 2007.
Os valores finais serão conhecidos até 15 de Dezembro.
Entretanto, em declarações ao Diário Económico, o presidente da DECO reconhece que os preços da electricidade vão aumentar muito mais do que o verificado até agora. "Acho que este processo é negativo para os consumidores" disse Vasco Colaço.
in:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/20061012_Subida+no+preco+da+electricidade.htm