Os solários são um risco
Dermatologia em debate no Porto
Evitar os solários é uma das recomendações principais dos especialistas em Dermatologia para evitar os melanomas, o tipo mais perigoso de cancro da pele.
O solário está para a pele como o tabaco para o pulmão”, afirmou o secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) ao CM, no âmbito do 9.º Congresso Nacional de Dermatologia e Venereologia, a decorrer no Porto até domingo.
Osvaldo Correia acrescentou a necessidade de se fiscalizar o cumprimento da legislação de Novembro de 2005, que proíbe que menores e grávidas frequentem os solários e exige que os técnicos desta área tenham formação específica.
Em Portugal surgem anualmente dez mil novos casos de cancro de pele e 800 casos de melanoma, números revelados pelo responsável da APCC. Evitar a exposição ao sol entre o meio-dia e as quatro da tarde e e utilizar frequente protector solar são outros cuidados de prevenção.
------------------------------------------
DOENÇAS DE PELE
AS TRÊS MAIS MORTÍFERAS
DOENÇAS BULHOSAS
Fazem bolhas. São geralmente causadas por alergias a medicamentos ou são doenças auto-imunes (por ex: pensigo e pensigóide)
DOENÇAS BACTERIANAS AGUDAS
Exemplo: erisipela
MELANOMA DA PELE
O tipo mais perigoso do cancro da pele
----------------------------------------
AS TRÊS MAIS FREQUENTES
DOENÇAS RELACIONADAS COM O ACNE
Exemplo: rosácea
ECZEMAS ASSOCIADOS A ALERGIAS (ao ambiente e alimentares).
Exemplos: eczema atópico ou seborreico e psoríase
INFECÇÕES DO CABELO E UNHAS
Exempos: queda do cabel e micoses.
Marta M. Silva (Porto)
in:Correio da Manhã, 6-5-06,
----------------------------------------------
» Artigos Relacionados
02-12-2005 - 10:03:00 Solários proibidos a grávidas
16-09-2005 - 00:00:00 Solários na ordem
28-05-2005 - 00:00:00 Cancro da pele duplicou em Portugal
18-03-2005 - 00:00:00 OMS quer proibir solários a menores de 18 anos