Apenas 15% dos portugueses de 30 a 34 anos são licenciados

Ensino
ensino_DD.jpg

Apenas 15% dos portugueses de entre 30 e 34 anos são licenciados, menos de metade da percentagem da maior parte dos países europeus, onde uma em cada três pessoas desta faixa etária tem habilitações superiores.
De acordo com o relatório «Números Chave da Educação na Europa 2005», publicado terça-feira pela rede europeia «Eurydice», só a Republica Checa, Itália, Hungria, Eslováquia, Polónia e Roménia têm uma percentagem tão baixa como a de Portugal.
Os 15% equivalem a menos de metade da percentagem de licenciados em países como a Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Chipre, Finlândia, Reino Unido, Islândia e Noruega.
Na faixa etária entre os 20 e os 24 anos, Portugal volta a apresentar uma baixa percentagem de jovens com habilitações para o ensino superior, à semelhança de Malta, Luxemburgo e Islândia.
Mais de 55% dos jovens destas idades não têm
habilitações para ingressar no ensino superior.
O mesmo relatório, elaborado pela rede europeia «Eurydice» em 30 países, revela que 20% dos jovens europeus de entre 15 e 24 anos que deixaram o sistema educativo estão no desemprego.
A dificuldade de integração no mercado de trabalho atravessa todos os países da União Europeia, com excepção da Dinamarca, Irlanda, Chipre, Holanda e Áustria, onde o desemprego neste grupo está abaixo da média.
Conseguir o primeiro emprego é o principal problema desta população.
Segundo o estudo, as qualificações ao nível do ensino superior são determinantes para a obtenção de um emprego.
1n: Diário Digital / Lusa
26.07.05
publicado por AEDA às 01:51 link do post | favorito