Banca quer cobrar comissões nas Caixas Multibanco

Comissões na utilização de cartões de débito como, por exemplo, em levantamentos

Os principais bancos portugueses querem cobrar comissões na utilização dos cartões de débito, vulgo cartões multibanco. A ideia, já antiga, volta agora a ser defendida pelo BES, BCP, BPI, Caixa Geral de Depósitos e Santander-Totta.
d275a16a31c84542969e9a83f276e8fa.jpg
SIC

"Não é possível continuar com os levantamentos em multibancos, indiscriminadamente, sem qualquer custo para quem levanta dinheiro", diz um administrador do BES.

A ideia foi lançada para debate durante uma conferência sobre o "Futuro dos Sistemas de Pagamentos na Europa". Santander-Totta, BCP, BPI e Caixa Geral de Depósitos ouviram e concordaram.

Cobrar comissões para reduzir custos
.......................................................................
Os principais bancos querem cortar com o passado. Dizem que o futuro passa pelas comissões. Uma forma de reduzir os custos das operações.

As taxas que a banca quer aplicar são semelhantes ao que já acontece na Alemanha e em Espanha: quem levanta dinheiro numa caixa fora do banco onde tem conta é obrigado a pagar a respectiva comissão.

Há cinco anos, o presidente do BES, Ricardo Salgado, disse que os bancos portugueses íam começar a cobrar aos clientes, as operações realizadas nas caixas multibanco.

A intenção não fugiu à polémica. Os consumidores reagiram e ganharam a batalha. Os levantamentos nas caixas continuam gratuitos, pelo menos, por enquanto.

in:SIC - Dinheiro - 25-02-06
publicado por AEDA às 01:31 link do post | favorito