Bancos - resultados dos quatro maiores grupos


Economia

2005-10-28 - 00:00:00

Bancos - resultados dos quatro maiores grupos


Banca privada lucra 116 milhões por mês
bancos28out05.jpg

Os lucros dos quatro maiores bancos privados portugueses – Banco Espírito Santo (BES), Millennium BCP, Banco Português de Investimento (BPI) e Santander Totta – somaram no terceiro trimestre de 2005 mais de 1052 milhões de euros. Uma subida de cerca de 191 milhões de euros face aos lucros registados pelos quatro gigantes em igual período do ano anterior.


Estamos a falar de um lucro líquido por mês, superior a 116 milhões de euros.

O CM nestas contas só inclui os lucros directamente imputáveis à actividade bancária, porque se fossem incluídos os lucros do BCP com a venda das acções do banco italiano Intesa, que somaram 116,3 milhões, os resultados dos quatro atingiriam 1,169 mil milhões, ou seja um aumento de 49,62% face aos primeiros nove meses de 2004.

Os portugueses continuam a endividar-se junto dos bancos, em especial para a compra de casa. Outra rubrica que pesa cada vez mais nos resultados dos bancos são as comissões cobradas pela prestação de serviços diversos (manutenção de contas, cartões de crédito, custódia de títulos, etc.).

Com a economia portuguesa a crescer em torno dos 0,4 por cento, os lucros da Banca privada registaram um crescimento entre os 15,2 do BPI e os 31,2 por cento do Totta.

O BES foi o último dos grandes bancos privados a anunciar os resultados. Ontem, o banco de Ricardo Espírito Santo Salgado anunciou lucros líquidos de 208 milhões de euros, a captação de 50 mil novos clientes e um aumento do crédito concedido em 12,7 por cento (contra uma subida da captação de recursos da ordem dos seis por cento).

Os responsáveis do BES alertam para o início da subida das taxas de juro (em especial a Euribor a três meses) que para já só tem repercussões positivas na captação de depósitos. Como a maior parte dos créditos à habitação se encontram indexados à Euribor a seis meses, só depois de uma subida sustentada daquela taxa de referência haverá repercussões no aumento das mensalidades no crédito à habitação. No BPI o lucro da actividade doméstica representou 81 por cento do resultado líquido consolidado (127,7 milhões de euros), enquanto a actividade bancária internacional contribuiu com 19 por cento (30,3 milhões de euros).

Já o Millennium BCP alienou a sua participação no Banco Intesa o que lhe valeu 116 milhões de euros que somam aos 430,2 milhões obtidos em base recorrente. O destaque vai para o crédito à habitação que subiu 22,1 por cento face ao período homólogo de 2004.

Quanto ao Santander Totta, depois de, em 2004, ter gasto quase 30 milhões de euros com as reformas antecipadas dos seus funcionários, conseguiu o maior aumento dos lucros (31,2 por cento) dos quatro grandes bancos privados.

CURIOSIDADES

AUMENTOS SALARIAIS

Uma das estratégias da banca reside na contenção de custos. O Totta, por exemplo, aumentou os seus empregados em um por cento, enquanto o BES deu um aumento ao pessoal de 2,7 por cento.

SECURITIZAÇÃO

Para ter mais dinheiro para emprestar, vários bancos realizam operações de securitização dos seus créditos, passando o risco a ser assumido por outra entidade bancária e libertando recursos para novos empréstimos.

VENDAS CRUZADAS

A maximização do cliente bancário acontece quando a instituição financeira consegue vender vários produtos do seu ‘portfolio’.
Miguel Alexandre Ganhão

publicado por AEDA às 16:37 link do post | favorito